Na terça-feira, dia 11 de agosto, festa de Santa Clara, o Grupo Convívio da CRB Regional Goiânia se reuniu usando pela primeira vez os meios virtuais. Houve 17 pessoas e grupos ligadas nas telas ,com 30 Irmãs participando, sem sair das suas casas. Nossa assessora, Irmã Teresinha Del’Aqua apresentou o tema: Espiritualidade na 3ª Idade.
Depois de uma demora para todos entrar no programa, algumas irmãs mais jovens ajudando com a parte tecnológica, o grupo escutou atentamente a apresentação de Ir. Teresinha, psicóloga e diretora espiritual, e assessora de grupos da CRB de longa data.
Aprendemos em cada etapa de vida, e na idade adulta em prcesso de amadurecimento, entramos depois de 70 anos na 7ª etapa da vida, segundo Eric Erikson. Não é o fim, mas é processo contínuo, um caminho que chega numa idade que tem limitações, mas muitas possibilidades e oportunidades. Recebemos de pessoas mais idosas um testemunho que diz “Valer a pena viver” – Um testemunho de perseverança, de saída da acomodação para sempre colaborar com outros, emprestar “os olhos” para quem precisa etc. Precisamos cultivar pequenas ações e gestos com que continuamos ajudando e cuidadando uns dos outros: pela presença e olhar, pela oração, saboreando a leitura orante e a Eucaristia; no silêncio, resignificando a nossa finiturde e vivendo com mais coragem e confiante.
Teresinha, lembrou que a palavra Espiritualidade vem de ‘Espiritual’ (vigor, alimento, fôlego) e “idade” (de cada idade, o que anima a pessoa daquela idade). Espiritualidade é a energia, o pique, o ânimo que dá sentido para nossa vida.
O segredo da eterna Juventude é dedicar sua vida á uma causa. – Dom Helder Camara
.. a graça maior é persistir na caminhada, mas a graça das graças é não desistir nunca!
Cora Coralina
Não podemos acresentar dias a nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias.
No fim, algumas irmãs fez comentários e agradecimentos. Ir. Noemi, coordenadora de Convívio, convidou todas para a próxima reunião dia 13 de outubro com o tema: Como sentir a alegria de nossa Consagração. No fim as Irmãs Franciscanas de Açao Pastoral do convento Santa Clara ofereceram café e pão de queijo para todas (difícil aceitar esta gentileza!) e terminamos com sorrisos e uma oração final lembrando todos as pessoas sofrendo com a Pandemia.