No dia 16 de agosto, foi realizado com sucesso e beleza o JUBILEU 2025 da Vida Consagrada de nossa Arquidiocese de Goiânia, em Trindade, capital da Fé, convocado por Papa Francisco e programado por nosso querido Arcebispo Dom João Justino. Realmente foi um evento marcado pela alegria, fraternidade, convivência, oração e fé.
O evento iniciou com uma concentração na Praça do Santuário Divino Pai Eterno, diante do monumento ao Papa Francisco, marcado por cantos, orações, reflexões. Em uma pequena caminhada, entramos no Santuário para participar da Santa Missa, presidida por nosso bispo auxiliar dom José Roberto. Centenas de romeiros de tantos Estados, já se encontravam no Santuário, um verdadeiro espetáculo de Fé.
Na Festa da Assunção de Maria, dom José Roberto, na homilia afirmou: Maria, ícone precioso do Pai Eterno, torna possível a nossa vitória sobre a morte! E convoca a assembleia a gritar: “Ó morte, onde está a sua vitória”? Maria é uma mulher duplamente feliz por ser Mãe e Discípula de Jesus! E a Vida Consagrada, a seu exemplo é convidada a sempre sair de si, respondendo um SIM de amor aos pés da realidade, seguindo os passos de Jesus!
Após à Eucaristia festiva e participativa, toda a vida Consagrada com a presença de diversos núcleos, mais de duzentas pessoas, se dirigiu à residência dos frades Redentoristas onde foi oferecido um delicioso e farto jantar numa bela e alegre confraternização. Durante o jantar, Irmão Diego Joaquim, Presidente da CRB Regional Goiânia, entregou a cada Comunidade presente uma linda vela com os dizeres: “Sentinela de Esperança” Jubileu 2025 CRB de Goiânia.
Em clima de festa, alegria, convivência, juntos ao nosso bispo auxiliar, Dom José Roberto, encerramos tão linda festa jubilar, pelas 21horas, retornando felizes para nossas presenças. Jesus, a Esperança que não decepciona seja louvado!
Segue um trecho da linda mensagem proferida por nosso Presidente da CRB Regional de Goiânia, Irmão Diego Joaquim, no final da Celebração:
MENSAGEM FINAL – JUBILEU 2025
Quero dirigir, em nome da coordenação da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Goiânia, uma mensagem às irmãs e irmãos da vida consagrada da Regional Goiânia, presentes aqui no Santuário do Pai Eterno na celebração deste Jubileu, nos 2025 anos da Encarnação do Verbo. E essa mensagem se estende também à vida consagrada que está em comunhão conosco, por meio da TV Pai Eterno e da Rede Vida: as irmãs de vida contemplativa, os irmãos e irmãs que não estão aqui, pois estão em missão; ou ainda as irmãs e os irmãos idosos e enfermos. Estamos todos em comunhão com Aquele que nos chamou para a vida e a missão nos diversos e ricos carismas de nossa Igreja.
A CRB Goiânia agradece a todos pela presença neste dia de peregrinação jubilar. Agradecemos a todos que se esforçaram em toda a organização e realização desde a Ir. Ana Soares e a toda equipe responsável pelo evento. o Frei Murilo e o Fráter Josias pela organização desta liturgia; a equipe do Santuário do Pai Eterno por todo o acolhimento, em seus diversos colaboradores e voluntários; a equipe do Interes – formadores e formandos – que organizou a oração inicial; aos Missionários Redentoristas do Convento Divino Pai Eterno, que nos acolhem aqui e no convento para a programação do dia de hoje; e a presença fraterna de Dom José Roberto, na presidência desta celebração.
Ao convocar este Ano Jubilar, o saudoso Papa Francisco nos convida a contemplar que a virtude da esperança deve marcar a caminhada de cada batizado no mundo de hoje. Somos todos peregrinos de esperança. E a nós, vida consagrada, escolhemos uma missão muito específica nesta peregrinação: ser sentinelas de esperança. Ser os vigilantes da esperança! Não deixar que a esperança se apague, nesses tempos confusos que estamos vivendo.
Hoje celebramos de forma solene nesta peregrinação nossa pertença aos discípulos e discípulas do Senhor. Nós somos seus amigos e amigas, e nessa amizade vamos construindo nosso ser e encontramos o sentido de tudo o que fazemos na missão que Ele nos confia. Amizade que nos fortalece, pois também nós somos afetados pelas crises e dificuldades desse tempo de travessia, e de tantas e rápidas mudanças. A amizade com o Senhor nos capacita para sermos as sentinelas de esperança, em tempos de travessia.
Por isso, estamos nas comunidades, colaborando na animação e nos diversos serviços e pastorais; estamos nas escolas e universidades, na formação de crianças e jovens; estamos na defesa da vida na dignidade de toda vida, por meio das pastorais e ações sociais, na reflexão e prática política por um mundo melhor; enfim, em tantas ações que fazemos, movidos pelo desejo de responder ao chamado para a missão com o Senhor.
Somos muitos aqui presentes, com diversos carismas, mas no mesmo seguimento do Senhor. Somos muitos, mas ao mesmo tempo, tão poucos, pois a messe é grande! Por isso, convido a todos a rezarem pelas vocações. E mais que isso: a apoiarem os jovens, rapazes e moças, para que possam discernir sobre o seu futuro, e considerar o caminho da vida consagrada como possibilidade de realização pessoal. Creio que se perguntar a qualquer uma das irmãs e dos irmãos que estão aqui, muitos ainda no começo da jornada, e outros já acumulando jubileus, vamos encontrar gente feliz com a escolha feita, cheia de esperança, e com desejo de caminhar ainda mais.
Você jovem, rapaz ou moça, procure o discernimento vocacional aí, com o padre, o irmão ou a irmã que servem em sua paróquia ou comunidade. Ou procure-nos, através das redes sociais, ou no portal PaiEterno.com/vocacional. Agora, convido a todos a rezar, cantando: “Enviai, Senhor…”
E agora, convido os irmãos e irmãs da vida consagrada, para que, junto com Dom José Roberto, rezemos à Nossa Senhora pelas vocações, e por nossa caminhada vocacional.